Com a popularização e democratização da internet, seu acesso e sua abrangência ficaram mais efetivos no mundo todo. E em paralelo é comum também vermos o surgimento de diversos meios e sistemas comunicativos. Dentre estes é notável o crescimento de ferramentas e mídias sociais que de certa forma procuram levar para o mundo da internet um retrato próximo do que se vivencia no mundo real.
As redes sociais tentam ser como espelhos da vida real, e o surgimento das mesmas geralmente ocorrem por meio de um reaproveitamento de alguma lacuna ou característica pouco, ou não explorada numa anterior já existente.
Entenda aqui a importância da criação de conteúdo para rede sociais
Tão logo é lançada uma rede social que acaba se sobressaindo na mídia geral e aos poucos vai tornando uma antiga obsoleta (como acontece no ciclo de vida de um produto). Não mais que de repente começam os burburinhos e comentários de “especialistas” que apontam os benefícios ou as tendências usuais que devem ou não serem seguidas.
Com base nestas informações as pessoas e empresas acabam por migrarem para uma nova rede com intuito de seguirem o “modismo digital”. E é aí que podemos parar para refletir na pergunta que embasa todo o contexto deste artigo.
Estar nas redes sociais é necessário mesmo?
A pergunta-chave é algo em que devemos refletir e até mesmo nos refutar sobre o que o “modismo digital” incutiu no mundo corporativo em relação às redes sociais.
Realmente precisamos estar em tudo que é rede social que aparece ou nos apresentam? É legal mesmo ter a imagem exposta frequentemente? No que isso contribui para a nossa vida real? É interessante termos contatos no Facebook, cuja maioria nem se quer conhecemos ou nos relacionamos de verdade?
E para as empresas? Realmente haverá alguém por trás daquele perfil preocupado em ajudar as pessoas que admiram ou tem apreço pela marca, ou novamente é só mais um “modismo digital” que fora aceito? Qual a real função social de uma empresa/marca em um ambiente virtual? Contribui realmente para melhorar as relações com seus públicos, ou é apenas mais um meio para inflar o ego de uma corporação?
Pensemos nisso, pois ao contrário do que parece tudo isso pode ser apenas mais uma coisa para a sua empresa perder tempo e se desfocar da real missão ao qual se propõe. E para as pessoas pode ser apenas mais uma janela no computador que se abre para nos desviar dos nossos verdadeiros interesses